Cronica e arte

Home Música Noticias Literatura Contatto Serviços Pagina 8 Livros Outros...
CRONICA E ARTE  CNPJ nº 21.896.431/0001-58 NIRE: 35-8-1391912-5 email cronicaearte@cronicaearte.com Caixa Postal 43,  14870-970 Jaboticabal SP
DOM EDUARDO PINHEIRO TOMOU POSSE NA DIOCESE DE JABOTICABAL NESTE DOMINGO O Bispo Dom Eduardo Pinheiro, tomou posse como 5º Bispo de Jaboticabal, em uma missa que ocorreu neste dia 21 de junho, Domingo as 10:00 horas da manhã na Catedral da Cidade. D Eduardo foi nomeado pelo Papa, 22 de abril de 2015, Bispo de Jaboticabal. Dom Eduardo Pinheiro foi transferido da Arquidiocese de Campo Grande, onde atuava como bispo auxiliar. Em Entrevista Coletiva D Eduardo, na sede da Radio Vida Nova, falou sobre vários temas e sobre a juventude afirmou que muitas vezes os jovens falam algo mais forte, difícil de engolir, agem do modo deles, mas que mesmo assim, mas que estes fatos para ele nunca foram motivos de desanimo. D Eduardo disse que nestes 10 anos, tem trabalhado no tema da juventude, e que são os jovens quer vão fazer estas mudanças serem menos traumáticas, eles conhecem o momento e podem ajudar nesta transição de época em que vivemos. “Sem A juventude não somos nada, e a nossa geração estaria perdida se não fosse a juventude”. Na entrevista organizada pela Pascom (pastoral da Comunicação) estiveram presentes vários órgãos de imprensa, entre eles a TV Clube Band, Radio Athenas Jovem Pan, Jornal A Fonte, Blogfampege Dando a Cara e Levando a Sério e este site Crônica e Arte, sendo transmitida a entrevista, pelas Rádios de Bebedouro e Viradouro Dom Eduardo Nasceu em 20 de janeiro de 1959 em Lins, interior de São Paulo, ele estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI em São Paulo. Ele também tem licenciatura em Ciências da Educação com especialização em Pastoral Juvenil e catequética pela Pontifícia Universidade Salesiana em Roma.
  A DIOCESE DE JABOTICABAL A Diocese de Jaboticabal foi criada pelo Papa Pio XI pela Bula “Sollicitudo Omnium Ecclesiarum”, no dia 25 de janeiro de 1929, desmembrada da diocese de São Carlos. Foi canonicamente instalada no dia 16 de julho do mesmo ano. Dom José Marcondes Homem de Melo, bispo de São Carlos, atuou como administrador apostólico até a posse do primeiro Bispo Diocesano, Dom Antônio Augusto de Assis, arcebispo-bispo (1931-1961), sucedido pelo segundo Bispo Diocesano Dom José Varani (1961-1981), o terceiro Bispo Diocesano foi Dom Luiz Eugênio Perez (1981-2003); atualmente é governada pelo quarto Bispo Diocesano, Dom Antônio Fernando Brochini, CSS, que assumiu o governo pastoral no dia 25 de junho de 2003. A diocese situada no noroeste paulista, conta com uma superfície territorial de 5.175,6 km2 e população de 435.854 habitantes (IBGE 2001). Tomando os dados da totalidade do Estado de São Paulo, com população de 37.032.403 habitantes, constatamos uma diversidade religiosa com uma média de 70,6% de Católicos; 6,81% que se declaram sem religião, e 17,23% de evangélicos, incluindo aqui todas as designações. A Diocese de Jaboticabal é composta por vinte municípios assistidos por 39 paróquias, onde atuam 51 sacerdotes diocesanos, 7 religiosos e 1 diácono, com uma média de um padre para cada 7.515 habitantes; contamos também com 3 padres atualmente fora da Diocese. A Diocese está dividida em 5 foranias, cujas sedes são: "Nossa Senhora do Carmo"(Jaboticabal), "São Sebastião"(Taquaritinga), "Senhor Bom Jesus"(Monte Alto), "São João Batista"(Bebedouro), "Nossa Senhora Aparecida"(Viradouro). (fonte: Diocese de Jaboticabal)
mapa da Diocese
Matriz de Nossa Senhora do Carmo de Jaboticabal (foto Mentore Conti)
Vários momentos de D Eduardo durante a Entrevista Coletiva neste dia 19 na Rádio Vida Nova (fotos: Mentore Conti)