Home Música Noticias Literatura Contatto Serviços Pagina 8 Livros Outros...
Cronica e arte

CRONICA E ARTE  CNPJ nº 21.896.431/0001-58 NIRE: 35-8-1391912-5 email cronicaearte@cronicaearte.com Caixa Postal 43,  14870-970 Jaboticabal SP
O NATAL DESTE ANO E A CRISE EM JABOTICABAL Por Mentore Conti MTb 0080415/SP editor do Cronica e Arte Jaboticabal 23/12/2015 Noite do dia 23, 21:30 horas, em um supermercado da cidade os clientes a espera de passar pelo caixa, tinham compras do dia-a-dia, poucos se aventuravam a comprar um panetone, ou frutas da época como frutas secas e castanhas. Desde o dia 21 quando comecei a fazer as entrevistas a tônica do natal era esta: pouca festa ou cancelamento da ceia natalina, a escolha por presentes baratos, ou mesmo o cancelamento da tradição de dar presentes. Consumidores com medo de gastar, medindo gastos, não ousando com cartões, medo do desemprego, o susto pela demissão de 215 operários numa indústria da cidade, outras empresas podendo partir para demissão também, um dezembro magro, um janeiro com poucas perspectivas. Judira Clemente, cuidadora em Jaboticabal, disse que não fará ceia, só farão o almoço do dia de natal. Judira disse que também não haverá presentes, tudo devido a crise. Ademir Lopes, que estava na fila da lotérica para pagar conta, disse que vai viajar, mas que os presentes estão cancelados. Gente na rua, olhando as vitrines, entrando nas lojas para ver, ou apenas passando, segundo alguns comerciantes e comerciários este será um natal difícil na cidade. Calcula-se que as vendas caiam em até 20%. Nesta noite de terça feira na rua, a cena era a mesma, antevéspera de natal, pessoas na rua e muitas lojas com pessoas que viam a vitrine, mas compravam pouco, outras lojas sem movimento quase. A Comerciária Adriana Ramos, que passará o natal com a família, e fará tudo o mais simples possível e também em sua casa não haverá presentes. Adriana, é casada e tem dois filhos e o medo é o mês de janeiro, que tem escola para os filhos, IPTU e outras despesas comuns neste período. A estratégia do comercio num natal com esta crise é trabalhar com bons produtos e bons preços, enxugar despesas, fidelizar clientes. Marcos Antônio Brendolan, proprietário da Caçula Calçados, disse que o comerciante tem que investir em ter produto de qualidade e bom preço. Segundo Marcos, quando o cliente chega na loja, tem que encontrar algo que goste. Marcos é comerciante há mais de 40 anos, sem contar o período em que foi empregado e fabricante de sapatos e para enfrentar crise é trabalhar com os cuidados quer disse acima para agradar o freguês, o cliente. O presidente do CDL Câmara de Dirigentes lojistas de Jaboticabal, Renato José Kamla, também proprietário da Rene Color, disse que é importante fidelizar o cliente, com um preço justo, para 2016, Renato disse que as empresas devem estar atentas e trabalhar visando passar este período mais difícil. A integra da entrevista de Renato Kamla você ouve clicando aqui