CRONICA E ARTE CNPJ nº 21.896.431/0001-58 NIRE: 35-8-1391912-5 email cronicaearte@cronicaearte.com.br Rua São João, 869, 14882-010 Jaboticabal SP
UPAS TEM PROBLEMAS DE INTERNET E CAUSA TRABNSTORNOS À FUNCIONÁRIOS E PACIENTE EM S JOSÉ DO RIO PRETO Problema foi resolvido em poucas horas e sistema manual foi usado durante a falha Mentore Conti Mtb 0080415 SP foto internet Divulgação Jaboticabal 14 de novembro de 2025 A UPA Norte de São José do Rio Preto enfrentou instabilidade no serviço de internet na manhã do dia 13 de novembro de 2025, O problema foi com o sistema de internet da Prefeitura e paralisação de seus sistemas de TI, que refletiu nas UPAs, atribuída à queda da conexão de internet, segundo relatos de funcionários. Essa interrupção comprometeu o registro digital de atendimentos, triagens e consultas, obrigando a equipe a operar de forma manual. O impacto foi imediato: pacientes aguardaram mais tempo para serem atendidos, e a triagem inicial foi realizada em papel, o que elevou o risco de erros de registro e sobrecarregou os profissionais da unidade. Atualmente o atendimento de urgência, o acesso digital a prontuários, encaminhamentos e exames é crucial para a fluidez e a segurança do serviço — e essa falha evidenciou essa dependência. Durante a paralisação da internet somente alguns relatórios médicos e exames cuja transmissão depende de internet, foram atrasados. Procurada a municipalidade divulgou que no dia 13/11, por volta das 16h, foi identificada uma intermitência nos serviços da EMPRO. E a equipe de segurança acionou imediatamente os protocolos de contenção. Âs 17h, todos os serviços de rede da EMPRO foram preventivamente interrompidos para diagnóstico e mitigação. Diversas ações corretivas foram executadas e, às 19h30, a intranet — operando sem acesso à internet — foi restabelecida em todos os prédios da Administração Pública. Por volta das 22h, todos os sistemas e acessos já estavam plenamente normalizados. Foi identificado que a causa do incidente foi um ataque massivo do tipo DDoS, direcionado ao serviço Balcão de Empregos, disponível no site municipal. O servidor que hospeda esse serviço — mantido por empresa terceirizada — foi imediatamente desligado e a fornecedora acionada para as devidas providências. A EMPRO reforça que nenhum outro sistema foi afetado e que não houve comprometimento de dados ou informações. Segundo a Assessoria de Imprensa do município, não houve acumulo de filas ou reclamações por causa do problema
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