CRONICA E ARTE CNPJ nº 21.896.431/0001-58 NIRE: 35-8-1391912-5 email cronicaearte@cronicaearte.com.br Rua São João, 869, 14882-010 Jaboticabal SP
MÃES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA FAZEM PROTESTO EM S JOSÉ DO RIO PRETO, POR MAIS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO Mentore Conti Mtb 0080415 SP foto ilustrativa Agencia Brasil Jaboticabal, 28 de outubro de 2025. Mães de crianças com transtorno do espectro autista se reuniram em protesto nas imediações da sede da prefeitura de São José do Rio Preto (SP), neste sábado 25 de outubro, reivindicando a contratação de auxiliares de sala e reforço no atendimento especializado dentro da rede municipal de ensino. O grupo, que se autodenomina “gMães Atípicas”h, destacou que a ausência desses profissionais compromete o processo de aprendizagem de seus filhos e causa estresse tanto para os estudantes quanto para as próprias famílias. Durante o ato, as manifestantes empunhavam cartazes com frases como “ginclusão exige estrutura”h e “gtodos merecem atenção”h, enquanto dialogavam entre si e com transeuntes. Algumas relataram que, mesmo com laudos médicos e acompanhamento especializado, seus filhos permanecem em salas de aula convencionais sem o suporte adequado, o que torna o aprendizado mais difícil e a rotina mais desgastante. As mães informaram que já haviam protocolado ofícios junto à administração municipal pedindo a ampliação do quadro de auxiliares de sala, sem obter resposta satisfatória até o momento. Em relação ao protesto, a Prefeitura de São José do Rio Preto emitiu nota divulgada à imprensa, informando que “go município reafirma seu compromisso com a educação inclusiva e informa que o processo de contratação de auxiliares de sala – profissionais de apoio à inclusão de alunos com necessidades específicas – está em análise, conforme orçamento disponível e seleção pública em andamento.”h A nota acrescenta que “gas crianças com transtorno do espectro autista contam com acompanhamento especializado, por meio do comitê de inclusão escolar e das políticas previstas no plano municipal de educação”h. Apesar da afirmação de que o processo está em curso, não há previsão pública divulgada para a conclusão das contratações. Especialistas em educação inclusiva ouvidos por este veículo apontam que a presença de auxiliares de sala é um dos fatores que facilita não apenas o aprendizado dos alunos autistas, mas também sua adaptação ao ambiente escolar, favorece a permanência na escola e reduz a evasão. A inexistência ou insuficiência desses profissionais tende a sobrecarregar o docente da sala comum, atrasando intervenções específicas necessárias para essas crianças. Para as mães participantes do protesto, a nota da prefeitura não elimina a urgência da demanda. Elas relatam que as crianças convivem há meses com defasagem pedagógica, ansiedade e frustrações, e afirmam que aguardam mais que promessas: “gqueremos ver o auxiliar aqui, no próximo mês”h, disse uma das manifestantes. Por sua vez, mães destacam que estão abertas ao diálogo, mas exigem cronograma claro, publicidade das etapas de seleção dos auxiliares e garantia de que esses profissionais sejam devidamente capacitados para atuar em contexto de autismo. A data do protesto coincide com o mês em que o município intensificou ações em prol da inclusão: no fim de setembro, a prefeitura publicou que “gavança na inclusão de crianças autistas”h e que “go comitê de inclusão do município trabalha com escolas, famílias e sociedade para efetivar medidas de acompanhamento”h. O fato renova o foco sobre a necessidade de operacionalizar essas políticas de modo concreto, em vez de depender apenas de anúncios.
Home Home
Música Música
Noticias Noticias
Literatura Literatura
Contatto Contatto
Serviços Serviços
Pagina 8 Pagina 8
Livros Livros
Outros... Outros...
Cronica e Arte